16.2.12

Podcasts de Psicologia

Postado por Marcus Vinicius Alves |


Podcast é o nome dado a arquivos de áudio publicados na internet onde, basicamente, você poderá sempre ouvir discussões, mesas-redondas, entrevistas e afins sobre o tema que desejar.


Como não poderia deixar de ser, há também os podcasts relacionados com a psicologia e apresentados por grandes professores. Alguns que encontrei recentemente são bons podcasts de psicologia, todavia, esses podcasts são todos em inglês, mas em breve, quem sabe, surjam os Podcasts de psicologia em português, apresentados por professores da área e abordando a realidade das pesquisas nacionais.


Confira uma lista:

60-Second Mind: Um podcast de um minuto sobre as últimas novidades em pesquisas sobre cérebro e comportamento, atualizado aos Sábados.

All in the Mind from ABC Radio Australia: Podcast semanal apresentado por uma jornalista da ciência chamada Natasha Mitchell sobre cérebro e comportamento que aborda temas como sonhos, depressão, vício, inteligência artificial etc.

All in the Mind BBC: Outro podcast semanal. Neste o foco são os limites da mente humana, tratando de distúrbios do sono ou de programas de saúde mental. Em um episódio recente o prêmio Nobel Daniel Kahneman foi entrevistado.

Cognitive Daily Podcast: Podcast gerido por Greta e David Munger, que debate os tópicos recentes em ciência cognitiva.

Psychology 164: Social Cognition: Podcast do professor John Kihlstrom da Universidade da Califórnia. Exclusivo sobre tópicos da Cognição Social, como percepção social, categorização social e julgamento social.

The Brain Science Podcast: O médico Ginger Campbell discute as novidades das neurociências. Um post recente abordou o livro “Muito Além do Nosso Eu” do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.

The Psychology of Attractiviness: Podcast publicado mensalmente onde são abordados temas como traição, ciúme e relacionamentos em geral.

This Is Psychology Podcast: Norman Anderson, chefe executivo da APA, traz discussões acerca de trabalhos que estão sendo publicados atualmente com temas variados como saúde mental e bullying.

The Wise Council Podcast: Podcast para terapeutas. Aqui o psicólogo David Nuys apresenta discussões sobre tratamentos psicoterápicos e entrevistas com outros psicoterapeutas.

6 comentários:

André Rabelo disse...

Marcus,

adorei essa lista de podcast, valeu por compartilhar! O Cognitive Daily Podcast eu já conhecia, excelente, mas o Psychology 164 foi a grande descoberta pra mim... =)

Abraço!

Marcus Vinicius Alves disse...

Cara, ouvi todos e posso garantir que são bons! E te digo que o Psychology 164 achei na sorte e também foi uma grata descoberta.

Aline disse...

pra quem se interessar pela Análise do Comportamento existe um podcast behaviorista tupiniquim:
http://behavior-cast.blogspot.com/

Anda meio parado mas os caras são bons, vale a pena.

Diogo Besson disse...

Vocês já conhecem o Freudcast?

Estou lançando esse podcast sobre psicologia e psicanálise que divulga as discussões do meu grupo de leituras.

Se alguém tiver interesse, sugiro que assine o feed em algum agregador de podcasts favorito para acompanhar os debates que promovemos quinzenalmente.

Lá no website http://www.freudcast.com.br tem mais detalhes do projeto.

bons estudos a todos! abraços

Unknown disse...

Desistiu de reunir os podcast no fredc?

Unknown disse...

Desistiu de reunir os podcast no fredc?

Postar um comentário

Subscribe